Portuguese version English version
 

HAVAI / UKULELE / HISTÓRIA

 

Fonte: Wikimedia Commons. Jovens Havaianas a tocar Ukulele no reino de Kalakaua. Cerca de 1890.

 


UKULELE
Por John King

Deixem-me contar-vos um segredo. O ukulele é português. É verdade. Um grupo de três carpinteiros da ilha da Madeira, que emigraram para o Havai em 1879, começaram a fazer essas pequenas guitarras de quatro cordas, em Honolulu nos anos 1880. Mas nessas altura não lhes chamavam ukulele; em vez disso usavam o nome português: Machete. O machete já era popular entre os madeirenses há centenas de anos; de facto esse era o seu instrumento nacional. Um senador americano chamado Dix, que passou um Inverno na Madeira nos anos 1840, relatou que, quando tocado pelas mãos certas, um Machete poderia produzir música muito bonita, especialmente quando acompanhado por uma guitarra ou um violoncelo mas, tocado sozinho era fino e magro. “Esta, é uma invenção da ilha”, escreveu ele “e cada uma das ilhas não tem grande razão para estar orgulhosa. Não é provável que o machete algum vez emigre da Madeira.”

Senhoras e senhores, um aplauso para o senador John Dix, o visionário.

De facto, o pequeno instrumento vibrante foi a todos os sítios onde os madeirenses foram, que é apenas a todo o lado: Cidade do Cabo, Honolulu, Antilhas, Ásia e Norte e Sul da América. Nos anos 1850 um escritor religioso de Oxford chamado Charles Lutwidge Dodgson tirou as primeiras fotografias do pequeno instrumento, quase um brinquedo.
As protagonistas da fotografia eram três irmãs – Alice, Lorina e Edith Liddell – que usavamm ornamentos da Madeira e seguravam, cada uma delas, um machete. Dodgson, que hoje é lembrado pelo seu nome literário Lewis Carroll, ficou especialmente afeiçoado à pequena Alice, de 6 anos. Vocês também se lembram da Alice, não lembram? No País das Maravilhas?

Ler mais...

 

 

 

 

 
   
  A. C. MUSEU CAVAQUINHO

Morada Rua Cova da Moura, 29 - 1º
1350 - 116 Lisboa
Portugal

Tel (351) 21 397 82 46

E-mail acmuseucavaquinho@gmail.com

 

 
     
 
       
 

 

© ASSOCIAÇÃO CULTURAL E MUSEU CAVAQUINHO.PT 2013