Portuguese version English version

ASSOCIAÇÃO / NOTÍCIAS


 

NEWSLETTER 2015
1 | 2 | 3 | 4 | 5

     
240 MODELOS DE CAVAQUINHOS ONLINE

Durante este ano a Associação foi conhecendo mais construtores de Cavaquinhos que entretanto se tornaram sócios. Neste momento contamos com 28 construtores inscritos. Com o objectivo de dar a conhecer  em Portugal e no estrangeiro, os seus trabalhos, a Associação apresenta agora 240 modelos diferentes deste construtores o que representa para o nosso País um motivo de orgulho.
O Museu Cavaquinho tem o prazer de os publicar online no nosso site www.cavaquinhos.pt – na sequência do trabalho desenvolvido (em parceria com a Direcção Geral do Património Cultural) para que a arte dos violeiros – parte integrante da PRÁTICA DO CAVAQUINHO – seja institucionalmente reconhecida como Património Nacional.

 
CAVAQUINHO INVESTIGAÇÃO - PROTOCOLO COM O INET

Na foto a Doutora Salwa Castelo-Branco - presidente do INET - Instituto de Etnomusicologia / Centro de Estudos em Música e Dança - com quem Júlio Pereira reuniu para discutir os passos a dar na investigação etnomusicológica do Cavaquinho estando neste momento em elaboração um protocolo entre o Musu Cavaquinho e o INET.
As publicações existentes sobre este instrumento datam de mais ou menos há setenta anos – "Instrumentos Musicais Populares Portugueses" de Ernesto Veiga de Oliveira e "O Cavaquinho" de Jorge Dias. Torna-se, deste modo, imperioso um estudo académico e actualizado sobre o  Cavaquinho.

 
 
 

 

 
 
COMISSÃO CONSULTIVA CIENTÍFICA

O Museu Cavaquinho acabou de constituir a Comissão Consultiva Científica composta pelos professores:  Manuel Morais - Professor Associado Convidado do Departamento de Artes e investigador do Centro de História da Arte da Universidade de Évora. Membro individual do Conselho Português da Música (UNESCO).  Rui Vieira Nery - Licenciatura em História e Doutoramento em Musicologia. Director do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura-Gulbenkian e Professor Associado na Univ. Nova de Lisboa) e
Salwa Castelo-Branco - Professora Catedrática, Presidente do Departamento de Ciências Musicais -FCSH, Universidade Nova de Lisboa, desde 1988 e Presidente do International Council for Traditional Music.

 
EXPO 70 CAVAQUINHOS em montreux

Trata-se da primeira realização da Exposição fora de Portugal. Suiça, Montreux.
No âmbito do 11º Salão de Arte Contemporânea de Montreux, Portugal foi o País convidado de honra.
Nuno Simões foi o autor da ideia.  A Exposição, que teve o apoio da Embaixada e Consultado Portugueses na Suiça  e do Instituto Camões, acabou por se tornar num êxito.

 
KEROCONG LUSO-INDONÉSIO

O professor Manuel Morais finalizou um Keroncong (modelo TAK) que Júlio Pereira trouxe da Indonésia e que tinha sido iniciado pelo construtor Bambang Wisnu de Yogyacarta.

 
 
   
  A. C. MUSEU CAVAQUINHO

Morada Rua Cova da Moura, 29 - 1º
1350 - 116 Lisboa
Portugal

Tel (351) 21 397 82 46

E-mail acmuseucavaquinho@gmail.com

 

 
     
 
       
 

 

© ASSOCIAÇÃO CULTURAL E MUSEU CAVAQUINHO.PT 2013