Portuguese version English version

ASSOCIAÇÃO / NOTÍCIAS


 

NEWSLETTER
1 | 2 | 3 | 4

 
 
edição discográfica do museu cavaquinho

"O Cavaquinho do Amadeu", de Amadeu Magalhães, é o primeiro de uma série de CDs de música original que a Associação vai editar com os melhores tocadores de Cavaquinho do País. Trata-se de uma iniciativa importante que visa dinamizar a sua música e, assim, contribuir — através da dinâmica criada pelos seguidores destes intérpretes — para se preservar a história e a prática do instrumento.
O CD vem acompanhado de um libreto — bilingue — com um texto assinado por João Luís Oliva, que contextualiza a história do Cavaquinho em Coimbra. Será publicado em Junho, com um preço de venda ao público de 13€.
Os sócios da AC Museu Cavaquinho têm um desconto de 15% no nosso site ou no da Tradisom (portes de envio gratuitos).

 
INVENTÁRIO DOS CONSTRUTORES PORTUGUESES

Um bem patrimonial que é importante salvaguardar.
Continua a decorrer o Inventário Nacional de Construtores de Cavaquinho e é já uma honra contarmos como sócios vinte e cinco construtores.
Desde a constituição da Associação que a deslocação aos vários locais do País, ao encontro das oficinas, se traduziu no desenvolvimento de uma base de dados, a par com o registo fotográfico dos modelos de cavaquinhos por eles criados. Milhares de fotos foram tiradas e, em breve, estarão disponíveis no site da Associação mais de duzentos modelos diferentes de Cavaquinhos e Braguinhas!

 
PARCERIA museu cavaquinho - jornal público

Em parceria com o jornal Público foi lançada, este ano, uma edição “Especial Cultura”.
Esta edição, para distribuição nacional gratuita, foi desenhada com o propósito de alcançar locais e leitores com particular interesse por conteúdos culturais.
Metade do jornal é da responsabilidade do jornal Público — só com conteúdos relacionados com cultura — e a outra da responsabilidade do Museu Cavaquinho que, deste modo, publica algumas notícias e actividades da Associação. Contou com a colaboração da designer gráfica Paula Bouças.
Qualquer entidade pode solicitar à Associação exemplares desta edição.
Pode ainda ser consultada aqui.
O Museu Cavaquinho agradece ao jornal Público (um dos mais significativos do nosso País) o facto de ter recebido esta ideia com satisfação e nos ter apoiado desde o princípio.

 
 
 
 
 
                       
 
 
PROTOCOLO COM A UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Desde Abril do corrente ano que o Presidente do Museu Cavaquinho se desloca a Aveiro onde tem reunido com o Reitor da Universidade, Professor Doutor Manuel Assunção, e com responsáveis de vários dos seus Departamentos, igualmente envolvidos na elaboração de um protocolo que visa a criação de novas plataformas de divulgação do Cavaquinho.
Em paralelo com a exposição 70 Cavaquinhos 70 Artistas, será apresentado um trabalho académico — relativo à área do design — desenvolvido por estudantes desta Universidade.

 
PROTOCOLO COM O MUNICÍPIO DE LISBOA

O primeiro Município a assinar um protocolo com o Museu Cavaquinho foi o de Lisboa (na fotografia à esquerda, a vereadora da Cultura, Dra. Catarina Vaz Pinto e à direita o presidente do Museu Cavaquinho, Júlio Pereira).
Com este protocolo, o Município de Lisboa irá apoiar o trabalho da Associação na inscrição da prática do Cavaquinho no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, na articulação entre as entidades municipais e também no apoio técnico que possa vir a ser necessário.
O Câmara Municipal de Lisboa apoiou a Exposição “70 Cavaquinhos 70 Artistas” no Mosteiro dos Jerónimos que acabou por resultar num enorme êxito com 40.000 visitas em cinco semanas!

 
EXPOSIÇÃO 70 CAVAQUINHOS 70 ARTISTAS

AFoi esta a maior produção do Museu Cavaquinho até à data, com cerca de 100 pessoas envolvidas (artistas, construtores, equipa técnica, colaboradores, etc.).
Ela foi possível dado o primeiro apoio da Fábrica APC (que ofereceu a maior parte dos Cavaquinhos), da Fábrica Artesanal ARTIMÚSICA e dos construtores: Alfredo Machado,António Faria Vieira, António Monteiro, Carlos Jorge Pereira Rodrigues, Domingos Machado, Fernando Meireles, José Gonçalves, Mário Estanislau, Nuno Russel e Víctor Félix.
Esta aventura resultou de inúmeras viagens para recolher os instrumentos, convidar 70 artistas plásticos, entregar os cavaquinhos a todos eles — em vários locais do País —, seguidamente recolhê-los e, assim, iniciar a segunda parte desta produção: o Livro de Arte 70 Cavaquinhos 70 Artistas.
Para tal, o Museu Cavaquinho convidou o reconhecido fotógrafo José Manuel Costa Alves e a artista Salomé Nascimento, que cuidou do design gráfico e também foi a criadora do próprio espaço expositivo.
Deste trabalho resultou um livro de grande qualidade que se encontra à venda nos sites da AC Museu Cavaquinho e da Tradisom, bem como nos locais em que decorre a exposição.
Depois da sua presença no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, a Exposição seguiu em Janeiro para o Theatro Circo, em Braga, e em Maio para a Sala da Cidade de Coimbra. Ainda este ano, vai estar patente em Viana do Castelo, Guimarães, Barcelos e Funchal.

 

 
   
  A. C. MUSEU CAVAQUINHO

Morada Rua Cova da Moura, 29 - 1º
1350 - 116 Lisboa
Portugal

Tel (351) 21 397 82 46

E-mail acmuseucavaquinho@gmail.com

 

 
     
 
       
 

 

© ASSOCIAÇÃO CULTURAL E MUSEU CAVAQUINHO.PT 2013