Portuguese version English version

ASSOCIAÇÃO / NOTÍCIAS


 

NEWSLETTER
1 | 2 | 3 | 4

     
INVENTÁRIO NACIONAL DE GRUPOS DE CAVAQUINHOS

O Museu Cavaquinho está a inventariar todos os grupos de cavaquinhos do País, estimando que serão mais de 200. Grande parte destes grupos - a maior parte - são grupos criados por Escolas, Associações e Universidades Sénior, locais que não têm página na internet nem contactos disponíveis online. Assim, a Associação solicitou a colaboração dos Municípios no sentido de, juntos, concretizarmos este importante Inventário.
Na foto: Grupo de Cavaquinhos do Porto.

 
EXPO 70 CAVAQUINHOS em BARCELOS

A Exposição 70 Cavaquinhos 70 Artistas foi realizada em  Barcelos - na Sala Gótica dos Paços do Concelho - de 18 de Agosto a 6 de Setembro.
Nesta cidade contou com mais de 2000 visitas.

 
PROTOCOLO COM  O museu DE ETNOLOGIA, LISBOA

O então director do Museu de Etnologia Dr. Joaquim Pais de Brito assina com Júlio Pereira - representando o Museu Cavaquinho - um protocolo de cooperação.
Aliás, a assinatura deste protocolo era quase uma obrigação, pois foi neste local - na altura dirigido pelo Dr. Ernesto Veiga de Oliveira (autor do livro: Instrumentos Musicais Populares Portugueses) - que foram ouvidas pela primeira vez algumas peças que fizeram parte do LP "Cavaquinho" de 1981.
O Museu de Etnologia é um espaço privilegiado de trabalho no que toca ao Cavaquinho pelo acervo riquíssimo de documentação e pela sua própria colecção - vários modelos de Cavaquinhos de Lisboa e das ilhas.

 
EXPOSIÇÃO 70 CAVAQUINHOS EM CASTRO MARIM

Foi com grande satisfação que a Associação recebeu o convite do Município de Castro Marim para a realização da Exposição 70 Cavaquinhos 70 Artistas dado que até à data não há vestígio da prática do Cavaquinho nesta localidade. Por curiosidade referimos que esta cidade é a casa materna do músico Paco de Lucía.
Esteve patente ao público de 14 a 28 de Setembro na Casa do Sal e contou, na inauguração, com um pequeno showcase de Júlio Pereira a convite do Município.

 

 
 
INDONÉSIA. À PROCURA DO KERONCONG

Júlio Pereira foi convidado pelo Realizador Ivan Dias para  fazerem um documentário sobre o Keroncong - o muito provável descendente do Cavaquinho na Indonésia.
Estiveram cerca de duas semanas nas cidades de Jacarta, Semarang, Yogyacarta, Solo e Sumacarta onde puderam ouvir vários grupos da música Keroncong (estilo com o mesmo nome do instrumento) - em momentos privados e públicos - visitaram dois construtores, duas Universidades: Semarang State University e Indonesian Institute of the Arts-Yogyakarta e conversaram com alguns cantores e tocadores de Keroncong .
De realçar que numa festa em Jacarta para a qual tinham sido convidados, o grupo Indonésio estava a cantar - em Português - "As Pombinhas da Catrina"!
Na foto: Ivan Dias, Júlio Pereira e Victor Ganap (etnomusicólogo de Yogyacarta)

 
LIVR0 DE JORGE DIAS - O CAVAQUINHO

O Museu Cavaquinho convidou o musicólogo  Domingos Morais para coordenar a recolha e organização de material disperso que complemente e ilustre o estudo de Jorge Dias publicado na Revista de Etnografia Nº16 do Museu de Etnografia e História, com vista á sua enriquecida edição em livro..
Jorge Dias (1907-1973) doutorou-se em Etnologia na Universidade de Munique (1944) com uma tese na área da etnografia: “Vilarinho das Furnas – uma aldeia comunitária. Um povo autárquico da Serra Amarela”, sobre aquela localidade minhota, submersa pela construção da barragem com o mesmo nome. Licenciou-se, também, em Filologia Germânica pela Universidade de Coimbra. Foi Professor Catedrático do Instituto Superior de Ciências Sociais de Lisboa e Director da Secção de Etnografia do Centro de Estudos de Etnologia Peninsular.

 
GUINESS

No dia em que pela primeira vez o Cavaquinho entrou no Guiness com 501 tocadores - em Cernache, distrito de Coimbra - numa acção levada a cabo pelo colégio GAIC, sob a direcção de Rui Luís Pinto, a AC Museu Cavaquinho esteve representada por Júlio Pereira que aí apresentou e deu a ouvir o CD de Amadeu Magalhães.

 
EXPOSIÇÃO 70 CAVAQUINHOS EM GUIMARÃES

Mais uma realização da Exposição 70 Cavaquinhos 70 Artistas, desta vez em Guimarães no Centro Cultural Vila Flor Esteve patente ao público de 1 a 16 de Agosto.

 

 

 
   
  A. C. MUSEU CAVAQUINHO

Morada Rua Cova da Moura, 29 - 1º
1350 - 116 Lisboa
Portugal

Tel (351) 21 397 82 46

E-mail acmuseucavaquinho@gmail.com

 

 
     
 
       
 

 

© ASSOCIAÇÃO CULTURAL E MUSEU CAVAQUINHO.PT 2013