O cavaquinho actualmente praticado e construído um pouco por todo Portugal continental, é do tipo vulgarmente chamado “minhoto”. Trata-se de um pequeno instrumento em forma de viola, com quatro cordas metálicas, escala rasa de doze trastos ao nível do tampo. Este cavaquinho é quase sempre tocado de modo rasgado, golpeando simultaneamente todas as cordas. Existe também o cavaquinho “urbano” que hoje em dia se começa a revitalizar, havendo sobre ele ampla documentação histórica.
A origem do cavaquinho é ainda hoje motivo de interesse entre estudiosos, que desde os trabalhos pioneiros de Jorge Dias (1963) e Ernesto Veiga de Oliveira (1966), têm tentado desvendar alguma da sua história no panorama dos instrumentos populares portugueses.
Propomos uma leitura atenta dos textos aqui apresentados por vários autores, para um conhecimento mais vasto sobre este cordofone tão especial, hoje em dia com mais de dois mil e quinhentos entusiastas em crescente prática.
O livro apresenta uma historiografia inédita, abordando as diversas versões do cavaquinho em Portugal desde o século XIX até à actualidade.
Livro disponível aqui.
O texto do Livro (Parte dedicada ao Cavaquinho) encontra-se disponível, em formato PDF, aqui.
O texto do Livro encontra-se disponível, em formato PDF, aqui.
O texto do Livro encontra-se disponível, em formato PDF, aqui.
A tese encontra-se disponível, em formato PDF
aqui.
O estudo encontra-se disponível, em formato PDF, aqui.
O texto encontra-se disponível, em formato PDF, aqui.