A AC Museu Cavaquinho esteve presente em Braga onde assistiu ao encontro de quarenta grupos de cavaquinhos numa iniciativa da cidade de há uns anos a esta parte - Braga, capital do cavaquinho - onde recolheu contactos dos grupos intervenientes com vista à actualização do Inventário Nacional de Grupos de Cavaquinhos. Foto de Abel Cunha.
O Presidente da AC Museu Cavaquinho, Júlio Pereira, lançou o seu último álbum RASGAR com peças compostas para cavaquinho incluído num livro escrito pelo etnomusicólogo Nuno Cristo; Além de apresentar uma historiografia inédita da trajectória do músico enquanto executante, compositor e promotor do cavaquinho, constitui a mais recente contribuição para um conhecimento actualizado da prática do cavaquinho em Portugal, nas diversas versões que foi assumindo desde o séc. XIX até hoje.
Em nome da ACMC, Júlio Pereira recebe de Maria Catarina Coelho - Património Cultural - I.P. - a placa comemorativa da inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial dos “Saberes e práticas tradicionais de construção do cavaquinho”
Após ter sido atempadamente convocada, foi realizada a Assembleia Geral da Associação Cultural e Museu Cavaquinho - no dia 16 de Abril de 2023, pelas 13 horas, na Livraria Ler Devagar, Rua Rodrigues de Faria, n.º 103, 1300-501 Lisboa, com a seguinte Ordem de Trabalhos: 1. Aprovação de contas do exercício de 2022; 2. Orçamento e Plano de Actividades para 2023; 3. Alteração/Adequação dos estatutos aos termos do regulamento interno aprovado em 2022; 4. Outros assuntos. Cada um dos items foi aprovado por unanimidade dos Associados presentes.
A 25 de Outubro 2022 foi publicado em Diário da República - Nº 206, Cultura, Direcção-Geral do Património Cultural, Anúncio n.º 229/2022 - a Inscrição da manifestação «Saberes e práticas tradicionais de construção do cavaquinho» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
A partir de agora a Construção do Cavaquinho é Património Cultural Imaterial.
A AC Museu Cavaquinho congratula-se com esta realidade e saúda os construtores de Cavaquinhos e Braguinha.
Na sequência do Registo no Inventário Nacional do Património Cultural, a DGPC acaba de divulgar o início ao processo de Consulta Pública sobre o projecto de decisão de inscrição dos «Saberes e Práticas Tradicionais de Construção do Cavaquinho» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
A Sociedade Portuguesa de Autores foi recebida em audiência por Francis Gurry, director-geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), agência das Nações Unidas com sede em Genebra. Nesta reunião, onde foram tratados assuntos de diversa ordem, desde uma reflexão geopolítica sobre a cultura e os direitos de autor no mundo até à importância e universalidade do cavaquinho, foi dado particular destaque ao projecto lusófono, em fase de concretização. Na imagem, Paula Cunha oferece um cavaquinho (apc) a esta instituição.
Adaptando-nos às mutantes regras da tecnologia criámos o novo site agora adaptável aos vários formatos de dispositivos (computador de mesa. tablets, telemóveis. etc). Neste site que pretendemos que seja um dos mais completos sites no mundo sobre a prática de um instrumento musical, encontramos tudo o que está relacionado com a prática do cavaquinho em Portugal: Discos, Grupos, Publicações, Locais de ensino, Construtores/Luthiers, História, Galeria de Fotos, Cartazes, Vídeos, Técnica, Acordes, Partituras e Ligações.
Decorrente do protocolo assinado entre a ACMC e a DGPC, a AC Museu Cavaquinho acabou de efectuar o pedido de registo dos “Saberes e práticas tradicionais de construção do cavaquinho” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Este trabalho representativo do universo dos construtores - e, obedecendo a critérios de representatividade geográfica, de longevidade e de transmissão geracional - teve como base os conhecimentos e práticas de vários construtores de cordofones tradicionais. Hoje, estima-se a existência de mais de 40 construtores.
O estudo feito em 1963 pelo etnólogo Jorge Dias que transformámos em livro (versão bilingue: Português e Inglês - “O Cavaquinho - Estudo de difusão de um instrumento musical popular” foi colocado à venda nas lojas da FNAC e no site da Tradisom. Do grupo de amigos que o acompanharam, merecem especial destaque Fernando Galhano, Ernesto Veiga de Oliveira, Margot Dias e Benjamim Pereira, que viriam a estar na génese do Centro de Etnologia Peninsular e do Centro de Estudos de Antropologia Cultural do Museu de Etnologia.
O primeiro disco em Portugal colectivo de originais em Cavaquinho e Braguinha. Publicado em Maio de 2022: distribuição Tradisom e à venda na FNAC. Coordenação: Daniel Pereira Cristo, Design gráfico: José Santa Bárbara + João Corvacho + Diogo Riço, Texto: Nuno Cristo e Mistura: Hélder Costa. Músicos: Júlio Pereira, Luis Peixoto, Pedro João/Palankalama, Carlos Baptista, Daniel Pereira Cristo, Roberto Moritz/Quarteto Moritz, Paulo Bastos, João Frazão, Renaldo Marques, Paulo Esteireiro, João Vila, Sérgio Mirra e Hélder Costa.
Daniel Pereira recebeu no dia 23 de Fevereiro de 2018 o prémio Carlos Paredes 2018 com o seu disco “Cavaquinho Cantado” (segunda edição da Associação Museu Cavaquinho) atribuído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
A ACMC felicita o músico Paulo Bastos pela sua tese de mestrado Cavaquinho Português em Performance Solo na Universidade de Aveiro (2018) e agradece as suas palavras: "... a associação veio assim dar mais um impulso muito claro ao desenvolvimento e evolução do instrumento. Isso pode comprovar-se inclusivamente pelo meu caso pessoal: decidi partir para este mestrado após ver algumas acções e dinamizações provenientes desta associação..."
Considerando a experiência do trabalho realizado nos discos anteriores, a AC Museu Cavaquinho assinou um Protocolo de colaboração com a Tradisom - Produções Culturais ficando esta, a partir de agora, a distribuidora exclusiva das obras editadas pela nossa Associação.
Com o apoio da Câmara Municipal do Pombal realizou-se a Exposição Colectiva Nacional 70 Cavaquinhos 70 Artistas (2017) no Museu de Arte Popular Portuguesa e contou com a presença do Presidente da Câmara - Dr. Diogo Mateus e da Vereadora da Cultura - Dra Ana Gonçalves. A Associação agradece o apoio dado por este Município.
Foi um êxito a apresentação do livro de Jorge Dias no Museu Nacional de Etnologia que contou com a presença da Directora Geral do Património Cultural, Arquitecta Paula Silva. Com apresentação de Domingos Morais, e intervenções de Paulo Costa e Júlio Pereira, o evento foi revestido de alguma emoção - Jorge Dias foi o primeiro director do Museu de Enologia – e ainda se ouviu a voz gravada de Ernesto Veiga de Oliveira que, passadas décadas, se mantém actualizada.
A Associação Cultural Museu Cavaquinho recebeu em Maio de 2017 o prémio Pró-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol dos autores e da cultura. Na cerimonia de entrega dos prémios, o presidente Júlio Pereira agradeceu, em nome dos tocadores e dos construtores, o prémio que muito nos honra.
O Museu Cavaquinho acabou de constituir a Comissão Consultiva Científica composta pelos professores: Manuel Morais - Professor Associado Convidado do Departamento de Artes e investigador do Centro de História da Arte da Universidade de Évora. Membro individual do Conselho Português da Música (UNESCO). Rui Vieira Nery - Licenciatura em História e Doutoramento em Musicologia. Director do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura-Gulbenkian e Professor Associado na Univ. Nova de Lisboa) e Salwa Castelo-Branco - Professora Catedrática, Presidente do Departamento de Ciências Musicais -FCSH, Universidade Nova de Lisboa, desde 1988 e Presidente do International Council for Traditional Music.
O Presidente da República recebeu, em audiência, o Presidente da Associação Museu Cavaquinho Júlio Pereira. Este, inteirou-o das actividades da Associação desde a sua constituição, do panorama actual da Prática do Cavaquinho no país, dos projectos futuros e das dificuldades da nossa Associação a nível de recursos humanos. A Associação agradece a amabilidade do nosso Presidente em nos ter concedido o seu Alto Patrocínio.
O terceiro álbum de Júlio Pereira (LP e CD Livro) totalmente interpretado no cavaquinho obteve dois prémios em 2018: Prémio "Pedro Osório" atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores e Prémio "José Afonso" atribuído pela Câmara Municipal da Amadora que vai na sua 30ª edição.
Mais uma realização da Exposição 70 Cavaquinhos 70 Artistas, desta vez em Santa Maria da Feira, no Cineteatro António Lamoso (2016) e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr Emídio Sousa e do Embaixador do Japão, Hiroshi Azuma. A Associação Museu Cavaquinho agradece o apoio dado por este Município.
Ao longo destes anos a Associação foi conhecendo mais construtores de Cavaquinhos que entretanto se tornaram sócios. Neste momento contamos com 32 construtores inscritos. Com o objectivo de dar a conhecer, em Portugal e no estrangeiro, os seus trabalhos, a Associação apresenta agora 240 modelos diferentes destes construtores o que representa para o nosso País um motivo de orgulho.
Trata-se da primeira realização da Exposição fora de Portugal na Suiça. No âmbito do 11º Salão de Arte Contemporânea de Montreux, Portugal foi o País convidado de honra. Nuno Simões foi o autor da ideia. A Associação agradece o apoio da Embaixada e do Consultado Portugueses na Suiça e do Instituto Camões.
Mais uma realização da Exposição 70 Cavaquinhos 70 Artistas (2016), no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias que contou com a vereadora da Educação, Dra Madalena S. Nunes e da Directora do Teatro, Dra Sandra Nóbrega.
Em Junho do mesmo ano a ACMC assinou um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal. A Associação agradece o apoio dado por este Município.
A associação museu cavaquinho assinou um protocolo de colaboração com a spa - sociedade portuguesa de autores que visa a promoção das actividades e trabalhos da nossa associação. Desde o início das nossas actividades que pudemos contar com o seu apoio.
Desde 2014 que Daniel Pereira tem vindo a realizado "workshops" de abordagem ao cavaquinho. Nestas oficinas, levantam-se questões que vão desde a manutenção do cavaquinho (como fazer ajustes no cavalete e na pestana de modo a obter uma afinação mais precisa da escala), ao tipo de cordas a usar para cada afinação, à escolha de um bom instrumentos e técnicas usadas no cavaquinho.
Júlio Pereira foi convidado pelo Realizador Ivan Dias para fazerem um documentário sobre o Keroncong, provável descendente do Cavaquinho, na Indonésia. Visitaram Jacarta, Solo, Semarang, Yogyacarta e Sumacarta onde ouviram vários grupos da música Keroncong (estilo com o mesmo nome do instrumento) e visitaram dois construtores, as Universidades: Semarang State University e Indonesian Institute of the Arts-Yogyakarta e conversaram com alguns cantores e tocadores de Keroncong.
Foi com grande satisfação que a Associação recebeu o convite do Município de Castro Marim para a realização da Exposição 70 Cavaquinhos 70 Artistas (até à data não há vestígio da prática do Cavaquinho nesta localidade) e contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Francisco Amaral e da Vereadora da Cultura, Dra Filomena Sintra. Esteve patente ao público na Casa do Sal (2015). A Associação Museu Cavaquinho agradece o apoio dado por este Município.
O professor Manuel Morais encontra-se a finalizar um Keroncong (modelo TAK) que Júlio Pereira trouxe da Indonésia e que tinha sido iniciado pelo construtor Bambang Wisnu de Yogyacarta.
A Associação Museu Cavaquinho está a inventariar todos os grupos de cavaquinhos do País, estimando que serão mais de 200. Grande parte destes grupos - a maior parte - são grupos criados por Escolas, Associações e Universidades Sénior. Assim, a Associação solicitou a colaboração dos Municípios no sentido de concretizarmos este importante Inventário. Na foto: Conjunto de Cavaquinhos Dr. Gonçalo Sampaio.
O Museu Cavaquinho convidou o musicólogo Domingos Morais para coordenar a recolha e organização de material disperso que complemente e ilustre o estudo de Jorge Dias (publicado na Revista de Etnografia Nº16 do Museu de Etnografia e História), com vista à sua enriquecida edição em livro. Jorge Dias (1907-1973) doutorou-se em Etnologia na Universidade de Munique em 1944. Foi Director da Secção de Etnografia do Centro de Estudos de Etnologia Peninsular.
O então director do Museu de Etnologia Dr. Joaquim Pais de Brito assina com Júlio Pereira - representando a AC Museu Cavaquinho - um protocolo de cooperação. O Museu de Etnologia é um espaço privilegiado de trabalho no que toca ao Cavaquinho pelo acervo de documentação e à sua própria colecção de Cavaquinhos.
A Exposição 70 Cavaquinhos 70 Artistas foi realizada em Barcelos - na Sala Gótica dos Paços do Concelho - de 18 de Agosto a 6 de Setembro (2015) e contou com vereadora do pelouro da Cultura, Dra Elisa Braga. Nesta cidade contou com mais de 2000 visitas. A Associação Museu Cavaquinho agradece o apoio dado por este Município.
No dia em que pela primeira vez - 2016 - o Cavaquinho entrou no Guiness com 501 tocadores - em Cernache, distrito de Coimbra - numa acção levada a cabo pelo colégio GAIC, sob a direcção de Rui Luís Pinto, a AC Museu Cavaquinho esteve representada por Júlio Pereira que aí apresentou e deu a ouvir o CD de Amadeu Magalhães.
Este mesmo colégio repetiu a proeza em 2017,desta vez, com 840 cavaquinhos.
Mais uma realização da Exposição 70 Cavaquinhos 70 Artistas, desta vez em Guimarães no Centro Cultural Vila Flor Esteve patente ao público de 1 a 16 de Agosto.(2015).
A Associação Museu Cavaquinho agradece o apoio dado por este Município.
A Exposição 70 Cavaquinhos 70 Artistas foi inaugurada no dia 3 de Julho de 2015 no Museu do Traje em Viana do Castelo com a presença do Presidente da Câmara - Dr. José Maria Costa e a Vereadora da Cultura - Dr. Maria José Guerreiro. Nesse dia foi assinado um protocolo de colaboração entre a Associação Museu Cavaquinho e este Município. Agradecemos o apoio à própria Exposição.
Em Junho de 2015 foi apresentada a primeira edição discográfica da AC Museu Cavaquinho: "O Cavaquinho do Amadeu" de Amadeu Magalhães. Contou com as presenças de Manuel Rocha (Director do Conservatório de Coimbra), Júlio Pereira, João Luís Oliva e do próprio autor do disco que em seguida apresentou um showcase.
Na foto o Presidente da Associação - Júlio Pereira e o Presidente da Câmara Municipal de Braga - Dr Ricardo Rio assinam um protocolo de cooperação que visa o apoio no levantamento do universo do cavaquinho (construtores, tocadores e locais de ensino) neste distrito. Este Município já tinha apoiado e realização da Exposição 70 Cavaquinhos 70 Artistas.
Em 2015, no dia da inauguração da Exposição 70 Cavaquinhos 70 Artistas na Sala da Cidade. (na foto, à esquerda, o Presidente da C. M. de Coimbra - Dr Manuel Machado e a Vereadora da Cultura - Dra Carina Gomes). No mesmo dia foi assinado o protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Coimbra. A AC Museu Cavaquinho agradece o apoio dado por este Município à Exposição e aos eventos levados a cabo no âmbito da prática do cavaquinho.
O Museum of Fine-Arts of Boston, através do seu Director Darcy Kuronen, enviou ao Museu Cavaquinho os moldes e fotografias correspondentes a um cavaquinho, fabricado em Lisboa, da segunda metade do século XIX de Jerónimo José dos Santos. O Museu Cavaquinho facultou estes documentos ao construtor Óscar Cardoso para que este construísse uma réplica deste modelo.
Na presença do Secretário de Estado da Cultura foi assinado um protocolo entre a AC Museu Cavaquinho representada pelo seu Presidente Júlio Pereira e a DGPC representada pelo seu Director-Geral Dr. Nuno Vassallo e Silva. Na sequência do protocolo já foi iniciado o projecto de investigação com vista ao registo dos "saberes e técnicas na construção do Cavaquinho" no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
"O Cavaquinho do Amadeu", de Amadeu Magalhães, é o primeiro de uma série de CDs de música original que a ACMC vai editar com os melhores tocadores de Cavaquinho do País.
Trata-se de uma iniciativa que visa dinamizar a música e, assim, contribuir — através da dinâmica criada pelos seguidores destes intérpretes — para se preservar a prática do instrumento.
O CD vem acompanhado de um libreto — bilingue — com um texto de João Luís Oliva, que contextualiza a história do Cavaquinho em Coimbra.
Em parceria com o jornal Público foi lançada uma edição “Especial Cultura”. Esta edição, para distribuição nacional gratuita, foi desenhada com o propósito de alcançar locais e leitores com particular interesse por conteúdos culturais.
Metade do jornal é da responsabilidade do jornal Público — só com conteúdos relacionados com cultura — e a outra da responsabilidade do Museu Cavaquinho que, deste modo, publica algumas notícias e actividades da Associação. Capa de Paula Bouças.
Desde Abril do corrente ano que o Presidente do Museu Cavaquinho se desloca a Aveiro onde tem reunido com o Reitor da Universidade, Professor Doutor Manuel Assunção, e com responsáveis de vários dos seus Departamentos, igualmente envolvidos na elaboração de um protocolo que visa a criação de novas plataformas de divulgação do Cavaquinho.
A Associação Cultural Museu Cavaquinho assinou um protocolo de colaboração com a GDA - Gestão dos Direitos dos artistas e agradece as palavras do seu Presidente, Pedro Wallenstein:"... Enquanto entidade de gestão colectiva de direitos dos artistas não podemos deixar de reconhecer e apoiar a actividade da Associação Cultural e Museu Cavaquinho..."
Braga foi a segunda cidade onde se realizou a Exposição Colectiva Nacional e Itinerante 70 Cavaquinhos 70 Artistas inaugurada no dia 15 de Janeiro de 2015 no Salão Nobre do Theatro-Circo que contou com a presença do Presidente da Câmara - Dr. Ricardo Rio e da Vereadora da Cultura Dra. Cristina Palhares. A Associação Museu Cavaquinho agradece o apoio dado por este Município.
A enorme qualidade das obras produzidas acabou por evidenciar a necessidade de produzir um Livro de Arte, que a Associação Museu Cavaquinho entretanto concebeu, replicando o título da Exposição e reportando a totalidade das obras e respectivos autores. Com fotografia de José Manuel Costa Alves e design de Salomé Nascimento.
O Presidente da ACMC Júlio Pereira reuniu com a Dra Salwa Castelo-Branco - presidente do INET - Instituto de Etnomusicologia / Centro de Estudos em Música e Dança - para discutir os passos a dar na investigação etnomusicológica do Cavaquinho estando tendo em vista a elaboração um protocolo entre o Museu Cavaquinho e o INET.
No Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, a 27 de Novembro de 2014 foi inaugurada a exposição colectiva nacional e itinerante - 70 Cavaquinhos 70 Artistas produzida pelo Museu Cavaquinho. Esteve patente ao público cinco semanas e contou com 43.000 visitas.Toda a informação encontra-se diponível nesta página A Associação Museu Cavaquinho agradece os apoios dados pela Câmara Municipal de Lisboa e DGPC
Dada a escassez de informação sobre o universo do cavaquinho nos Açores pedimos a Nuno Cristo - etnomusicólogo - que fizesse um estudo sobre esta matéria. Assim, em 2016, a Associação publicou online um estudo sócio-cultural preliminar sobre o Cavaquinho nos Açores.
A apresentação esteve a cargo de Júlio Pereira e contou com a presença de Salwa Castelo-Branco, Rui Vieira Nery e João Luís Oliva. "O importante neste Site, é que é o primeiro grande esforço sistemático de recolha de informação sobre esta família de instrumentos, não só à escala portuguesa, como à escala internacional, ou seja há muito trabalho disseminado, localizado, feito sobre cada uma das tradições de instrumento em cada um dos lugares em que ele foi evoluindo, mas esta é a primeira vez que há um esforço coordenado que procura cruzar esse informação..."Rui Vieira Nery.
Foi a primeira grande tarefa que a Associação se dedicou: a inventariação Nacional dos Construtores de Cavaquinho. A deslocação aos vários locais do País, ao encontro das oficinas, traduziu-se no desenvolvimento de uma base de dados, a par com o registo fotográfico dos modelos de cavaquinhos por eles criados. Milhares de fotos foram tiradas e, em breve, estarão disponíveis no site da Associação mais de duzentos modelos diferentes de Cavaquinhos e Braguinhas!
O primeiro Município a assinar um protocolo com a AC Museu Cavaquinho foi o de Lisboa (representado pela vereadora da Cultura, Dra. Catarina Vaz Pinto). Com este protocolo, o Município de Lisboa irá apoiar o trabalho da Associação no levantamento do universo da Prática do Cavaquinho neste distrito (construtores, locais de ensino, tocadores).